top of page

O Projeto 

No universo do empreendedorismo cultural, o artesanato se destaca como um poderoso veículo de preservação da Identidade cultural, Desenvolvimento Econômico e Inovação. Longe de ser apenas uma prática manual, representa uma manifestação viva de tradições, histórias e conhecimentos ancestrais, permitindo, dentre outras possibilidades, a correlação da valorização cultural com a inclusão socioprodutiva em uma perspectiva de aplicação concreta dos princípios da sustentabilidade. Mas, para isto, é necessário que o artesão, enquanto empreendedor cultural, equilibre a essência artística com a lógica comercial, garantindo a viabilidade do negócio sem comprometer os valores simbólicos e estéticos do trabalho.

DSC09891.jpg

Projeto Campo Vira Arte insere-se neste contexto como uma ação de Responsabilidade Social da Companhia de Ferro Ligas da Bahia - FERBASA, com o objetivo de fortalecer Grupos Produtivos apoiados pela Empresa, enquanto estruturas para promoção da inclusão socioprodutiva e da valorização cultural. Tendo como pressupostos fundamentais a Aprendizagem Vivencial e Significativa, a Valorização Cultural e a concomitância de ações nas dimensões de produção, comercialização e gestão das unidades produtivas participantes do projeto, as estratégias idealizadas para o alcance dos objetivos traçados são, consequentemente, também multidimensionais. Este Catálogo é uma delas.

A sua elaboração contou com a participação efetiva dos grupos, o que permitiu a vivência de experiências nas dimensões citadas, garantindo a apropriação dos conhecimentos, favorecendo também sua aplicabilidade. Nas próximas páginas, será possível conhecer um pouco de cada grupo e suas produções.

Esperamos que esta viagem lhe proporcione emoção, conhecimento e boas compras!

bottom of page